Projetos da Biblioteca

Projetos Pedagógicos

Projeto “Diploma do Pequeno Leitor”

O projeto “Diploma do Pequeno Leitor” objetiva auxiliar as crianças do 1° Ensino Fundamental no processo de alfabetização incentivando o prazer da leitura. Este projeto pretende contribuir com todas as atividades desenvolvidas durante o ano na biblioteca, como a contação de história pela bibliotecária, a contação de história pelos próprios alunos, a conversa sobre a mensagem de cada história, a importância da leitura e os cuidados dos livros, a consideração com os colegas em trazer os livros no prazo estipulado, as características de cada livro, como as ilustrações, a forma de escrita e a sua autoria. Todo o trabalho resulta na entrega do “Diploma do pequeno leitor” no dia da formatura da alfabetização.

Projeto “A Hora do Conto”

O projeto “A hora do conto” objetiva desenvolver nas crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I o prazer de ler.

Dessa maneira, o projeto “A hora do conto” se torna necessário por acreditar na importância do faz-de-conta e no encantamento da “hora do conto” para o desenvolvimento da criança, tornando-a um futuro leitor que acredita na Biblioteca como espaço para seus momentos de lazer e bem estar.

Eu conto, Eles contam!

O projeto consiste nos alunos contarem para seus amigos da turma a história do livro que levou para casa, com o auxílio da bibliotecária e da professora. O projeto é realizado desde a Educação infantil, respeitando a forma e o limite de cada criança, a intenção não é a leitura do livro e sim contar do jeito que eles lembram a história. No decorrer do Projeto, a evolução das crianças é fantástica, muitos perdem a timidez, a voz baixinha com o tempo dá espaço para uma voz que todos possam escutar. Os personagens praticamente ganham vida, com vozes adequadas a cada perfil, feitas especialmente pelas crianças.

Festa de Natal

Festa de Natal
Atividades que visam o resgate do espírito natalino e demais questões de conhecimento histórico relativas à data de Natal. Essa iniciativa é estendida a alunos, pais e professores do Colégio Santa Terezinha, nos meses de novembro, dezembro e janeiro.
Tradicionalmente o Colégio Santa Terezinha, instituição de princípios cristãos, comemora o Natal buscando resgatar o seu verdadeiro sentido, em oposição à mera troca de presentes e ao cunho capitalista que esta data foi adquirindo ao longo do tempo; da mesma forma que busca vivenciar com toda a sua comunidade escolar momentos de reflexão, religiosidade e espiritualidade.
Assim, chegando ao final do ano de 2015, a conclusão de mais um ano letivo e a proximidade das férias escolares, é tempo de parar e pensar no significado do Natal, em especial num momento de crise econômica e de valores éticos e morais, quando o ser é sobreposto pelo ter.
O projeto que ora se apresenta constitui-se numa forma de promover a vivência do verdadeiro espírito natalino, buscando na sua origem os princípios cristãos de que a sociedade contemporânea está tão carente. Assim, objetiva-se o resgate por meio da arte e da música a vivência de valores, com o propósito de estimular a boa convivência e socialização; desenvolvendo o senso crítico, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança que propiciam o envolvimento social e afetivo; bem como, de propiciar a toda comunidade escolar um momento de agradecimento pelo ano exitoso que se encerra.
Também se pretende despertar nas crianças e em seus pais e familiares a vontade de saber mais sobre esta festa e principalmente de fazer mais: por meio da exploração pedagógica do Presépio, conscientizando o corpo docente da necessidade de se trabalhar interdisciplinarmente com a data para a formação dos alunos; fornecendo-lhes meios para que sejam utilizados recursos apropriados e que facilitem a ação pedagógica, tornando a aprendizagem realmente significativa.

Toca do Coelho

Toca do Coelho
O espaço “Toca do Coelho” é produzido para os alunos vivenciei atividades como contação de histórias e exploração do herdeiro significado da Páscoa. Em uma sala totalmente decorada imitando uma floresta, com árvores, folhas, flores, uma osterbaun (árvore de ovos de páscoa), mesa de chá dos coelhos e ainda um espaço cercado para coelhos de verdade. Os alunos podem interagir com os animais, dando comida e fazendo carinho.

Escolha seu canal de preferência e entre em contato com o Santa.

Lista de Material
2019
Veja mais
Calendário Escolar
2019
Veja mais