PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Sistema COC de Ensino, sempre atento às mudanças impostas pela sociedade do conhecimento e às novas demandas em educação, atualiza constantemente suas soluções educacionais e seu material didático – de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propostas pelo MEC.
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica está centrada na concepção do desenvolvimento do pensamento sistêmico por meio dos Eixos Temáticos (capacidade de ver o tema entrelaçado às diversas áreas do conhecimento, relacionando e conectando conteúdos – proposta de interdisciplinaridade), uma rede dialógica e dialética que possibilita uma visão mais ampla das diferentes formas de ver o mundo e de nele agir e com ele interagir.
O conteúdo do material didático impresso amplia as bases fundamentais conceituais das diversas áreas do saber, atualizando-as, considerando os conhecimentos prévios, as vivências dos alunos e a formação continuada como pressupostos essenciais para a construção e gestão do conhecimento, garantindo que a aprendizagem seja potencialmente significativa.
A proposta pedagógica encontra-se sustentada nos quatro pilares da educação, propostos por Jacques Delors, relator da UNESCO para a Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI:
• aprender a conhecer;
• aprender a fazer;
• aprender a conviver;
• aprender a ser.
Organização interdisciplinar
Por meio de textos, charges, poemas, letras de músicas etc., há sugestões de entrelaçamento dos conteúdos, permitindo o diálogo entre as áreas do conhecimento. As práticas interdisciplinares tecem, alinhavam a verticalidade e a horizontalidade da matriz de conteúdos para que os professores e alunos tenham claras as interfaces das disciplinas e as possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.

• Horário Matutino
    • 1º AO 5º ANO – 07:30 ÀS 11:50 – HORÁRIO DO INTERVALO 09:35 ÀS 09:55
    • 6º AO 9º ANO – 07:30 ÀS 12:00 - HORÁRIO DO INTERVALO 10:00 ÀS 10:20
    Horário Vespertino
    • 1º ao 5º ano - das 13:15 às 17h30- HORÁRIO DO INTERVALO 15:20 ÀS 15:40
    • 6º ao 9º ano – 13:15 às 17:40 - HORÁRIO DO INTERVALO 15:45 ÀS 16:00
  • AULAS EXTRA CLASSE

O Colégio Santa Terezinha oferece 07 modalidades de aulas extra classe sendo elas escolinhas esportivas (handebol, futsal, basquetebol e voleibol) e culturais (teatro e dança).O aluno poderá se matricular em até duas modalidades. Para frequentar as aulas extra classe o aluno deverá ter nota igual ou maior a 7,0 ( sete) em todas as disciplinas. Sendo esta aplicada no segundo Bimestre.

• 1º ano

• 2º ao 5º Ano