Educação Infantil

É do nascimento aos seis anos de idade que ocorre grande parte do desenvolvimento da criança e de sua inteligência, nos níveis racional e emocional, o que determina sua capacidade de aprender. Por isso, o Sistema COC de Ensino parte de propostas multimetodológicas e lúdicas para estimular a criança de forma adequada, integrando aspectos cognitivos e sociais e orientando-a nessa fase decisiva para que trabalhe com todas as áreas do conhecimento de forma integrada.

O material didático do COC abrange três grandes áreas do conhecimento: Linguagens de Expressão (Plástica, Oral, Escrita, Corporal e Musical), Natureza e Sociedade (Linguagem Afetivo-Social, Ciências da Natureza e Tecnologia) e Linguagem Matemática. Nosso conjunto de soluções é direcionado para incentivar o início do processo de alfabetização e proporcionar valores que sirvam de alicerce para a formação da personalidade.

Turmas
  • Jardim I: Para frequentar o Jardim I o aluno deverá completar 02 anos até 30 de abril de 2017.
  • Jardim II: Para frequentar o Jardim II o aluno deverá completar 03 anos até 15 de julho de 2017.
  • Jardim III: Para frequentar o Jardim III o aluno deverá completar 04 anos até 15 de julho de 2017.
  • Pré-Escolar: Para frequentar o Pré-Escolar o aluno deverá completar 05 anos até 15 de julho de 2017.
  • Aulas extra-classe
    Jardim I, Jardim II e Jardim III
    • Capoeira
  • Aulas extra-classe
    Pré-escolar
    • Capoeira
    • Inglês
    • Informática

O Sistema COC de Ensino, sempre atento às mudanças impostas pela sociedade do conhecimento e às novas demandas em educação, atualiza constantemente suas soluções educacionais e seu material didático – de acordo com as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, propostas pelo MEC.
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica está centrada na concepção do desenvolvimento do pensamento sistêmico por meio dos Eixos Temáticos (capacidade de ver o tema entrelaçado às diversas áreas do conhecimento, relacionando e conectando conteúdos – proposta de interdisciplinaridade), uma rede dialógica e dialética que possibilita uma visão mais ampla das diferentes formas de ver o mundo e de nele agir e com ele interagir.
O conteúdo do material didático impresso amplia as bases fundamentais conceituais das diversas áreas do saber, atualizando-as, considerando os conhecimentos prévios, as vivências dos alunos e a formação continuada como pressupostos essenciais para a construção e gestão do conhecimento, garantindo que a aprendizagem seja potencialmente significativa.
A proposta pedagógica encontra-se sustentada nos quatro pilares da educação, propostos por Jacques Delors, relator da UNESCO para a Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI:
• aprender a conhecer;
• aprender a fazer;
• aprender a conviver;
• aprender a ser.
Organização interdisciplinar
Por meio de textos, charges, poemas, letras de músicas etc., há sugestões de entrelaçamento dos conteúdos, permitindo o diálogo entre as áreas do conhecimento. As práticas interdisciplinares tecem, alinhavam a verticalidade e a horizontalidade da matriz de conteúdos para que os professores e alunos tenham claras as interfaces das disciplinas e as possíveis inter-relações, criando, a partir disso, novos conhecimentos de forma relacional e contextual.

Horário Matutino
  • 1º ao 5º ano: 07:30 às 11:50. Horário do Intervalo: 09:35 às 09:55.
  • 6º ao 9º ano: 07:30 às 12:00. Horário do Intervalo: 10:00 às 10:20.
Horário Vespertino
  • 101V, 102V, 208V, 209V, 307V: 13:15 às 17:30. Horário do Intervalo: 14:55 às 15:12.
  • 313V, 408V, 417V, 521V: 13:15 às 17:30. Horário do Intervalo: 15:15 às 15:32.
  • 6º ao 8º ano: 13:15 às 17:40. Horário do Intervalo: 15:45 às 16:00.
Aulas Extra-Classe

O Colégio Santa Terezinha oferece 07 modalidades de aulas extra classe sendo elas escolinhas esportivas (handebol, futsal, basquetebol e voleibol) e culturais (teatro e dança).O aluno poderá se matricular em até duas modalidades. Para frequentar as aulas extra classe o aluno deverá ter nota igual ou maior a 7,0 ( sete) em todas as disciplinas. Sendo esta aplicada no segundo Bimestre.

• 1º Ano ao 5º Ano
  • 9º Ano
    • Basquete

Pensando sempre no futuro.

Aprender vai muito além de estar pronto para as melhores universidades. O Sistema COC de Ensino apresenta uma metodologia com soluções educacionais que preparam os alunos para o Vestibulare o ENEM, e também para serem cidadãos conscientes. Afinal, se avida tem um mundo de possibilidades, cada estudante tem de estar preparado para seguir os melhores caminhos.

Material Didático e Avaliações

Conteúdo criado para garantir que o desenvolvimento do aluno ocorra de forma completa, aprofundada e eficiente, culminando com a aprendizagem que auxiliará nas aprovações nos melhores vestibulares do Brasil.

• 07:30 às 12:00. Horário do Intervalo: 10:00 às 10:20.
Educação Física

O horário das aulas de Educação Física são no turno vespertino. Os alunos que trabalham ou que façam atividades físicas deverão procurar a Secretaria e apresentar a dispensa.

Aulas Extra-Classe

• 1ª, 2ª e 3ª Série
    • Karatê-dô
  • 9º Ano

Integral

O Colégio Santa Terezinha oferece o período integral para os alunos da Educação Infantil ao 5º Ano. Além de frequentar as atividades complementares, os alunos são orientados nas tarefas para casa e recebem três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde).
O período integral é composto de dois momentos;
Alunos do Jardim I ao 1º Ano fazem as atividades complementares no período matutino e no vespertino frequentam a sala de aula no curso matriculado.
Alunos do 2º ao 5º Ano frequentam a aula do seu ano correspondente pela mnhã e no turno vespertino fazem as atividades complementares.

• Atividades Complementares
    • Inglês
    • Atividades lúdicas
    • Realização das tarefas para casa